A Câmara de Braga está a instalar compostores de resíduos orgânicos nas escolas do concelho, onde estão também a decorrer ações de sensibilização, com o objetivo de incentivar os alunos a fazer compostagem.
Corpo do artigo
Segundo a autarquia, o programa que está a ser desenvolvido nos vários estabelecimentos de ensino pretende “promover práticas sustentáveis” e “consciencializar” os mais novos sobre a “importância da preservação ambiental”.
Durante as ações de sensibilização, como a que esta sexta-feira teve lugar no jardim de infância de Figueiredo, os alunos podem aprender sobre os princípios da compostagem – processo de transformação de resíduos orgânicos em composto – através da separação adequada dos resíduos orgânicos e seu benefício para a economia circular.
Segundo o vereador do Ambiente da Câmara de Braga, Altino Bessa, o programa pretende fazer com que os alunos sejam “agentes de mudança em prol do meio ambiente” e possam ser incentivados a fazer a “aplicação prática”, em diferentes contextos, do conhecimento adquirido nas ações de sensibilização.
“Este projeto vai abranger muitas crianças e queremos que a separação passe a ser um hábito que comece em contexto escolar e seja replicado em casa, em conjunto com as suas famílias”, refere o vereador, citado num comunicado da autarquia.
A compostagem é um processo natural que consiste na decomposição biológica de resíduos orgânicos (agrícolas, florestais, domésticos ou urbanos), do qual resulta um produto, o composto, que é usado como adubo.