A empresa municipal InvestBraga e o UPE - Centro Social e Cultural Luso Ucraniano lançaram uma campanha solidária, intitulada "AMA a Ucrânia", para recolha de alimentos, medicamentos e agasalhos, durante a 56.ª edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.
Corpo do artigo
Os donativos recolhidos na feira, onde se prevê a afluência de 50 mil pessoas, serão depois encaminhados para a Ucrânia pelo Centro Luso-Ucraniano. A feira decorre entre 21 e 24 de março em Braga.
O presidente da associação Abrão Veloso disse ao JN que continua a decorrer a campanha "Uma ambulância para a Ucrânia", que visa agora “um esforço final” para obter uma ambulância – depois do recente envio de outras três - com rampa de acesso para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas, destinada a uma instituição que acolhe pessoas com deficiência.
O dirigente associativo salientou que a Associação Empresarial de Braga se associou à campanha, apelando aos associados para que contribuam para a causa.
A iniciativa envolve, também, uma "Caminhada Pela Vitória e pela Paz na Ucrânia", a 23 de Março, numa organização da ASAS - Associação Social Acreditar e Sonhar.
O percurso termina no Altice Forum e os participantes poderão visitar gratuitamente a AGRO: “Queremos continuar a chamar a atenção da população de que há pessoas na Ucrânia que continuam a sofrer e a morrer devido à guerra”, salienta a organização.
O presidente do UPE assinala que a ‘AMA a Ucrânia’ é lançada quando se passam dois anos da invasão da Ucrânia pela Rússia, lembrando que já lá vão também dez anos desde a invasão Crimeia. “É preciso condenar a Rússia e Putin, mas também os que, de uma forma ou de outra, não o condenam. A guerra acaba amanhã se Putin retirar as tropas da Ucrânia. Uma invasão é uma invasão. Quem não condena Putin está do lado da guerra”, referiu Abraão Veloso.
A iniciativa tem apoio da Câmara Municipal de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, AEB, InvestBraga, Cáritas, ASAS, Lions Clube de Braga e União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade.