O PS propôs e a Câmara de Braga aceitou. O município vai promover uma campanha de sensibilização sobre os efeitos negativos do consumo excessivo de álcool entre os jovens que frequentam os bares da cidade.
Corpo do artigo
O assunto foi tratado, esta segunda-feira, em reunião do Executivo, tendo o vereador socialista Artur Feio levantado o problema, que diz estender-se ao consumo de drogas. Segundo António Mendes, um munícipe presente, na zona dos bares, junto à UMinho, “há acesso fácil, com pouco policiamento, a todo o tipo de drogas".
A propósito, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que subscreve a preocupação do PS sobre o consumo de álcool, mas sublinhou que não tem a mesma perceção, nem tão pouco informações da PSP, sobre o de drogas. "Essa é uma questão que compete às polícias”, salientou.
A abrir o tema, o socialista Artur Feio defendeu que há um excesso de consumo, por falta de conhecimento dos jovens sobre os seus malefícios, e há muita falta de policiamento nessas zonas, pelo que, a Polícia Municipal devia atuar, como sucede, em Guimarães onde uma brigada faz o fecho das esplanadas numa ótica de pedir às pessoas que se afastem dos bares”.
Já o vereador da CDU, Vítor Rodrigues, lembrou que o comportamento dos jovens “é, ainda, reflexo do confinamento da covid e que a questão se prende também com o poder central”.
Na reunião, o PS levantou, também, a questão da necessidade de se reverem as taxas de resíduos aplicadas ao comércio, dizendo que uma loja com 400 metros quadrados paga mais que um restaurante com cem metros, mas produz muito menos resíduos. Os socialistas reuniram-se recentemente com a Associação Empresarial de Braga, onde o tema foi abordado. O PS sugeriu, por isso, que o critério a aplicar pela empresa municipal AGERE passe a ser o CAE (Código de Atividade Económica) e não os da indexação à área ou ao consumo de água.
A propósito, o gestor da Agere, Rui Morais, adiantou ao JN que, “desde 2013, o valor cobrado em taxas fixas reduziu de 70,20 euros para os 40,85 euros pagos atualmente. Já no que toca à componente variável, explicou que é calculada com base no consumo de água.