As emblemáticas letras do Café Embaixador ainda resistem na fachada do edifício da Rua de Sampaio Bruno, no Porto, mas por cima já estão aquelas que vão marcar o futuro do imóvel: Burger King.
Corpo do artigo
Quando o histórico estabelecimento fechou, a 12 de dezembro de 2022, na sequência de uma acção de despejo, já se sabia que para ali iria a cadeia de fast-food. Ainda não se sabe quando abrirá portas - o JN tentou, sem êxito, contactar a marca -, mas quando começar a receber clientes terá ali a dois passos o "rival" McDonald"s, que desde 1995 está na Praça da Liberdade.
Também esta marca tomou o lugar de um outro estabelecimento histórico do Porto: o Café Imperial, exemplar da arquitetura Art Déco. Aliás, não é por acaso que o estabelecimento que fica em frente à Avenida dos Aliados é considerado um dos mais bonitos do Mundo, com os seus candelabros de cristal e vitrais. O Burger King também gozará de localização privilegiada, numa zona frequentada por milhares de turistas todos os dias.
Do antigo Café Embaixador resta a memória. Ainda antes da ação de despejo ditar o seu encerramento, o estabelecimento recebeu, em janeiro de 2019, a distinção "Porto de Tradição", programa municipal que para além de reconhecer o papel histórico propõe medidas de apoio e proteção para os espaços.
Nessa altura, já a situação do café, onde trabalhavam 16 pessoas, era problemática e no tribunal corriam ações de despejo por parte do senhorio que conseguiu todas as decisões judiciais favoráveis. O Embaixador foi inaugurado no final de 1957, no edifício do antigo Banco Pinto Leite.