Caldas da Rainha com mais de 40 estradas nacionais e municipais fechadas

Viaturas passam por uma estrada parcialmente inundada
Foto: Paulo Novais / Lusa
Mais de 40 estradas estão encerradas ao trânsito no concelho das Caldas da Rainha, devido ao mau tempo, informou a Câmara Municipal.
"Devido às condições meteorológicas e aos efeitos da depressão Leonardo em várias freguesias do concelho" mais de 40 estradas municipais e as estradas nacionais (EN) 8 e 360 estão cortadas ao trânsito no concelho das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.
Na freguesia de A-dos-Francos, onde uma escola foi fechada por dificuldades de acesso, o trânsito está cortado na Estrada dos Britoes, Rua do Coqueiro e no troço entre a Rua da Aramanha e a Rua do Bairro.
Em Alvornina, não se circula nas ruas Vale Serrão e dos Chãos, estrada da Moita para a Malasia e rua Santa Marta.
Na freguesia de Carvalhal Benfeito, o mau tempo obrigou ao corte das ruas da Fonte, Paz, Boavista e Casadinha.
Na Foz do Arelho, o trânsito está cortado na Rua do Penedo Furado e na vizinha freguesia do Nadadouro não é possível circular na rua Engenheiro Paiva e Sousa (junto à Escola de Vela), rua da Paz (parcialmente) e na rua dos Lavadouros.
No Landal, estão interditadas a ruas Casais da Neve e do Matadouro
Na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório o corte abrange as ruas Ernestina Martins Pereira, Moleanas, Fonte do Pinheiro e Pedreira (ambas em São Gregório), Avenal e Barreira Dianteira, esta última na localidade de Fanadia.
Salir de Matos era, às 12 horas, a freguesia com mais estradas intransitáveis, de acordo com a informação da Câmara que cortou a EN 360, na zona da Matinha, e as estradas municipais da Mata de Cima, rua da Azenha (em direção aos Cabreiros), rua das Oliveiras, estrada de Santo António, rua Vale da Quinta, rua dos Carrascos, a rua que liga as bombas de combustível a São Domingos, a rua 1 de Novembro e a rua Ponte Nova.
Em Santa Catarina está fechada a Rua da Fonte, no Casal da Marinha e a Rua Nova, na localidade de Peso.
Na freguesia de Tornada foi fechada ao trânsito e EN 8, que liga Caldas da Rainha a Alcobaça, e que se encontra também cortada a Sul, na ligação entre este concelho e o de Óbidos.
Estão ainda cortadas a rua Principal, na zona do Talvai, no Chão da Parada e a rua do Forno, em Casal Vau, na localidade de Campo.
Por último, na freguesia de Vidais, estão interditadas, na localidade de Cortém, as ruas João Alves , João Paulo II e N.ª Sr.ª da Ascenção.
Na localidade de Carrasqueira a circulação está vedada nas ruas 26 de julho, do Chafariz e na Estrada da Milhagens.
Na Matoeira está fechada a Rua Serafim Tavares e na Rabaceira a Rua Principal.
A par com este ponto de situação, atualizado pelas 12 horas, a Câmara das Caldas da Rainha apelou à população que evite deslocações desnecessárias.
Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.
O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.
