Resgatadas 12 crianças e dois adultos de autocarro preso numa vala alagada em Ovar

O autocarro ficou preso numa vala alagada no Carregal, em Ovar
Foto: Direitos reservados
Os Bombeiros Voluntários de Ovar resgataram esta quinta-feira 12 crianças e dois adultos de um autocarro que ficou inoperacional numa vala alagada no Carregal, no mesmo concelho.
Ao JN, o comandante dos Bombeiros de Ovar, José Paulo, afirmou que "as crianças nunca estiveram em risco". "Foi mais o susto". Contudo, foi necessário retirar os menores do autocarro, assim como dois adultos, incluindo o motorista.
As crianças foram transportadas pelos bombeiros até à escola, enquanto o outro ocupante adulto foi deixado no seu destino, na cidade. "Agora é necessário retirar o autocarro, porque se encontra numa vala, numa situação instável", afirmou.
O comandante também explicou à Lusa que a situação deveu-se a uma manobra de condução que passou para fora da faixa de circulação, na Rua Daniel Constant. "Como a via não é muito larga o motorista desviou-se um pouco mais para o lado para deixar passar o carro que vinha de frente e o autocarro ficou em apuros, numa vala com muita água", referiu.
Durante a madrugada nao houve ocorrências em Ovar relacionadas com o mau tempo, mas o comandante diz que a corporação se mantém atenta à subida das águas nas zonas mais próximas da rua onde em anos anteriores foi frequente o alagamento de campos agrícolas.
Desde a semana passada, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, onze pessoas morreram em Portugal e centenas de outras ficaram feridas ou desalojadas.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos.
