A Câmara de Valença anunciou que vai avançar com a construção de um centro de interpretação do Mosteiro de Sanfins, um monumento românico da sua propriedade.
Corpo do artigo
O futuro espaço tem como objetivos, segundo aquela autarquia, "interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo deste mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes e turistas".
A construção representa "um investimento de 254 mil euros e prevê-se a sua conclusão para a primavera de 2022".
Em comunicado, a Câmara adianta que o centro de interpretação, nascerá do aproveitamento da antiga Casa dos Caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais.
"A estrutura, à base de granito e traves de madeira, pretende ser um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente", descreve, referindo que o novo espaço incluirá sala multiusos, sala de exposições, receção e instalações sanitárias.
O monumento está inserido numa propriedade do município com 21 hectares, que foi recuperada e onde foi criado um circuito de visitação dos passadiços daquele mosteiro, cujas primeiras referências remontam ao ano 604 d.C.