Câmara de Águeda apela aos habitantes para aderirem ao Banco Local de Voluntariado, uma estrutura que pretende integrar todas as pessoas interessadas em prestar serviço voluntário nas diversas instituições ou entidades do concelho.
Corpo do artigo
"Seja Voluntário...por Si...pelo Outro!" - foi o lema escolhido pela autarquia, que no próximo dia 8 de Fevereiro assina um protocolo de cooperação com o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, em articulação também com a Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade de Águeda e do Centro de Apoio Social e Animação de Segadães.
A autarquia tem realizado diversas sessões de sensibilização para a questão do voluntariado, e na semana passada divulgou o logótipo para o Banco Local de Voluntariado de Águeda, de forma a ser criada uma imagem de marca e promocional.
A Câmara de Águeda tem tradição na área do voluntariado, estando nesta altura a aceitar a inscrição de voluntários que queiram participar nos trabalhos de Recuperação Ecológica do Cabeço Santo, que em 2005 foi devastado por um incêndio de grandes proporções.
O Projecto Cabeço Santo iniciou-se em 2006, um ano depois do grande incêndio de Setembro de 2005, tendo nessa altura sido feito um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e a organização ambientalista Quercus para a recuperação da vegetação nativa do Cabeço Santo, na freguesia de Belazaima do Chão, numa área superior a 100 hectares de terreno.
A autarquia tem vindo a colaborar neste projeto desde o seu início, apoiando logística e financeiramente as equipas de voluntários que têm vindo a intervir naquele local.
"Embora a maior parte dos trabalhos até agora realizados tenham sido feitos com recurso a mão de obra profissional, há um conjunto de intervenções de mão de obra intensiva mas de fácil realização que poderiam ser levadas a cabo por voluntários", disse à Lusa o presidente do município, Gil Nadais.