A Câmara da Maia aprovou um estudo de desenvolvimento de uma nova linha de metro no concelho, ligando o Polo da Asprela, no Porto, e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Uma linha com 13 quilómetros de extensão, a desenvolver à superfície, em viaduto e em túnel.
Corpo do artigo
“De acordo com o projeto preliminar aprovado, a extensão em túnel vai ter 2717 metros, a extensão à superfície 6688 metros, e a extensão em viaduto 3599 metros”, contabiliza a Autarquia, em comunicado.
Segundo com a Câmara, “a nova linha da Maia vai fazer, nas suas extremidades, ligações com as linhas Circular e do Aeroporto e, na estação Parque Maia, com a linha Verde”.
O documento pormenoriza as estações da nova extensão, a partir da Rua de Roberto Frias, no Porto: Hospital S. João (subterrânea), Pedrouços (superfície), Giesta (superfície), São Gemil (superfície/sobre viaduto), Caverneira (superfície/sobre viaduto), Águas Santas (superfície/sobre viaduto), Milheirós, Gueifães, Maninhos (subterrânea), Catassol (subterrânea), Chantre (subterrânea), Parque Maia II (superfície), Espido (superfície/sobre viaduto), Ponte de Moreira (superfície) e Verdes II (superfície). A partir daqui, segue pelo traçado da atual linha Verde rumo ao aeroporto.
“Este era um projeto pelo qual me bati e que a Maia e os maiatos merecem”, afirma António Silva Tiago, presidente da Câmara, citado no comunicado municipal. O documento diz ainda que “a nova linha, prevista desde o documento fundador da Metro do Porto, e, há muito, reivindicada pelo presidente da Câmara, vai mesmo ser uma realidade”.
A nova linha da Maia, entre a FEUP e o Parque Maia, foi apontada, de facto, como uma das integrantes de próximas fases de expansão. No entanto, até agora não foram indicados prazos para a sua execução nem fontes de financiamento. Está na mesma situação, por exemplo, da linha de S. Mamede e da Linha Circular do Porto entre a Casa da Música e o Polo da Asprela.
Com financiamento garantido de fundos europeus do Programa Sustentável 2030 e na calha para serem as próximas a avançar estão a nova linha de Gondomar (Dragão/Souto) e a extensão da linha Verde até à Trofa (com um troço em metrobus).
No terreno continuam em curso as obras de construção da linha Rosa (Casa da Música/Praça da Liberdade, no Porto) e o prolongamento da linha Amarela de Santo Ovídio até Vila d’Este, em Gaia.
Em fase de concurso está a Linha Rubi, a segunda ligação de metro entre Porto e Gaia, que inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro.