A Câmara de Braga aprovou, hoje, atribuir a cinco de dezembro, dia do padroeiro da cidade, S. Geraldo, medalhas de mérito e de honra a 53 entidades e personalidades, entre as quais está Fernando Alexandre, ministro da Educação, que será agraciado com a medalha de ouro da cidade.
Corpo do artigo
O ministro, radicado na cidade, foi também secretário de Estado da Administração Interna, antigo pró-Reitor da UMinho e diretor da Escola de Economia e Gestão. Na votação, a CDU absteve-se, por não ter participado na escolha dos agraciados e não concordar com alguns deles, caso do governante que acusou de “ainda há pouco ter cortado verbas para a ciência”.
Na ocasião, o vereador socialista Adolfo Macedo pediu escusa para não votar por não concordar com a lista, mas escusou-se a apontar nomes. O PS votou favoravelmente, embora Artur Feio tenha lamentado o facto de a maioria PSD/CDS, que governa o Município, não ter concordado com alguns dos nomes que propôs, o que levou à sua retirada.
“São pessoas e instituições com perfis muito diversos, da Educação, à Saúde, passando pela Cultura e pelo Desporto”, salientou, a seguir, o autarca Ricardo Rio, destacando a atribuição da Medalha de Honra da Cidade, a título excecional e simbólico, a todos os colaboradores do universo municipal passados e presentes, “em reconhecimento pelo seu contributo para o desenvolvimento de Braga e para o bem-estar dos seus cidadãos”.
Assim, a Medalha Municipal Grau Ouro será atribuída a António Ferreira, António Cândido de Oliveira, António Marques, Basílio Mendes Abrantes (a título póstumo), Fernando Torres, João Gomes Oliveira, João Maurício Salgueiro (a título póstumo), José Sampaio (a título póstumo), Luís da Silva Pereira, Marcelino Pires, Maria da Graça Moura, Marion and Hans-Peter Brockhaus, Miguel Bandeira e Rui Guimarães (a título póstumo).
Esta distinção será também atribuída a empresas e entidades como a Edigma, Grupo Desportivo André Soares, Grupo desportivo Bairro da Misericórdia, Grupo Desportivo de Adaúfe, Grupo Folclórico e Etnográfico de Palmeira, Orfeão de Braga, Pires Joalheiro e Seminário de Nossa Senhora da Conceição.
Já a Medalha Municipal Grau Prata será atribuída a Arminda Carmo, Carlos Fontes (a título póstumo), Cláudia Leite, Delfim Filho, Diogo Dalot, Evandro Lopes (a título póstumo), Fernanda Santos, Guilhermina Rodrigues, Henrique Ferreira, Humberto Gomes, Isabel Estrada Carvalhais, João Ferreira, João Pires Brás (a título póstumo), Margarida Isaías, Maria de Fátima Soeiro, Nuno Marçal, Orlando Costa, Pedro Ribeiro, Ramiro Corsino, Ricardo Vasconcelos, Rui Morais e Saidatina Dias.
A medalha grau prata será também atribuída à Associação Bracarense dos Amigos dos Animais, Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros, Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, Braga Rugby, Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, Centro Social e Paroquial de Sobreposta, Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho e Orquestra Filarmónica de Braga.