Câmara de Bragança vai fazer análise rigorosa mas recusa suspender obra do Museu da Língua Portuguesa

Isabel Ferreira é a nova autarca de Bragança
Foto: Glória Lopes
O Município de Bragança ratificou, esta sexta-feira, a resolução fundamentada que nega a suspensão das obras do Museu da Língua Portuguesa, solicitada pela empresa Atlântinível, uma decisão que tinha sido tomada nos últimos dias do mandato do anterior autarca, Paulo Xavier, eleito pelo PSD.
Corpo do artigo
Aquela empresa pede um valor de cerca de 4,8 milhões de euros à Câmara Municipal de Bragança por trabalhos a mais e alegados erros de projeto, e requereu, ainda, a suspensão dos trabalhos e a contagem do tempo previsto no contrato de empreitada para a conclusão da obra. Além disso, a Atlântinível alega falta de resposta do município a diversos pedidos de esclarecimento e materiais.
O novo executivo liderado por Isabel Ferreira, eleita pelo Partido Socialista, ratificou a decisão tomada pelo anterior autarca.
Em comunicado, o Município de Bragança garante que vai promover uma análise rigorosa ao estado da obra do Museu da Língua Portuguesa. "O Município de Bragança iniciou, recentemente, um novo ciclo autárquico e político, encontrando-se, nesta fase, a definir as opções e prioridades estratégicas para o futuro do concelho, tanto a curto como a longo prazo", explica o executivo no mesmo comunicado.
No que respeita ao Museu da Língua Portuguesa, "trata-se de uma intervenção de elevada complexidade, quer do ponto de vista técnico, quer financeiro", acrescenta a nota. Neste contexto, e logo após o início de funções do novo Executivo Municipal, foi solicitado um apuramento rigoroso do estado de execução física e financeira da obra. "Este processo encontra-se, atualmente, em fase de tratamento e análise. Concluído este trabalho e feita a sua análise técnica e política, o Município de Bragança prestará uma comunicação detalhada sobre a situação, assegurando total transparência no tratamento deste dossier, tanto com a comunidade, como com a comunicação social", refere a autarquia.
