A Câmara de Gaia deverá avançar com o início do processo de aquisição da Vila Alice, uma propriedade em Vilar do Paraíso, sendo que a proposta será votada na próxima reunião camarária, na segunda-feira à tarde.
Corpo do artigo
De acordo com a vereadora da Cultura de Gaia, Paula Carvalhal, o interesse na aquisição do imóvel é explicado pela "relevância história, o potencial de valorização e a adequação às necessidades do município".
Em termos culturais, a compra está relacionada com a integração no roteiro camiliano, em homenagem a Camilo Castelo Branco, sendo uma forma de ajudar à preservação da memória cultural da região.
No que toca à relevância da localização, Vilar do Paraíso é considerado como uma zona com uma "infraestrutura urbana consolidada", portanto as acessibilidades às principais vias rodoviárias e transportes públicos são um grande ponto a favor da aquisição da Vila Alice.
Por fim, o facto de poder tornar-se num local turístico, onde seriam realizadas visitas guiadas, exposições e outro tipo de eventos, é outro dos motivos assinalados pela vereadora Paula Carvalhal.