A Câmara de Matosinhos vai apoiar mais de 7500 atletas do concelho com cerca de 550 mil euros. Esta verba contempla 52 coletividades desportivas que detinham escalões de formação federados na época desportiva 2022/2023.
Corpo do artigo
As 52 coletividades desenvolveram, diariamente, mais de 30 modalidades desportivas, nomeadamente, Andebol, Andebol de Praia, Atletismo, Basquetebol, Bilhar, Bodyboard, Boxe, BTT, Capoeira, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Golfe, Hipismo, Hóquei em Patins, Judo, Karaté, Kickboxing, Natação, Patinagem Artística, Patinagem Artística, Pentatlo Moderno, Pólo Aquático, Surf, Ténis, Tiro, Triatlo, Vela, Viet-Vo-Dao, Voleibol e Xadrez.
Segundo a Câmara de Matosinhos, "as verbas referentes ao número de atletas federados pertencentes aos escalões de formação decorre do processo de candidatura no âmbito das Normas Específicas de Apoio ao Associativismo Desportivo".
Estas normas preconizam: "Todos os Clubes que promovam a formação desportiva dos escalões jovens receberão uma comparticipação base, no valor de 100 euros, por cada atleta federado, de acordo com os limites definidos por modalidade, importando referir ainda, que os Clubes que utilizem Instalações Desportivas sob a gestão da Matosinhos Sport, E.M., recebem 50 euros por cada atleta federado de acordo com as modalidades em questão".
O Município faz ainda saber que "este apoio destina-se a atletas que residam e/ou estudem no concelho de Matosinhos e a Prática Desportiva Feminina e o Desporto Adaptado contam uma majoração de 10% aos valores de referência".