Começa hoje o Festival da Terra Transmontana (FTT), em Mogadouro, cuja edição deste ano tem como tema “Retratos da Nossa Gente”, inspirado nos livros de J. Rentes de Trabalho, escritor com origens em Estevais, uma aldeia do concelho, homenageado pelo município no passado mês de maio.
Corpo do artigo
Até domingo, a zona do castelo templário da vila é o palco do festival “dedicado à preservação e à revitalização das tradições transmontanas”, indicou fonte da Câmara Municipal de Mogadouro.
A música folk e de expressão tradicional, onde não faltam sete grupos de gaiteiros, oito animadores de rua, e as danças dos pauliteiros, bem como todo o imagético associado à cultura estreitamente ligada às máscaras dos rituais do solstício de inverno, são momentos altos deste evento que a autarquia considera “estar consolidado como um dos grandes eventos culturais da região transfronteiriça do nordeste transmontano”. No desfile etnográfico a realizar no domingo, são esperados 30 carros alegóricos e 700 figurantes oriundos de 56 localidades.
A gastronomia regional é uma das marcas do FIT, disponível nas 14 tasquinhas especialmente abertas para o evento, dispersas pelo espaço. O artesanato e os produtos típicos da região também estarão disponíveis, ocupando 28 expositores que estarão presentes no certame. Há ainda conferências, concertos, animação de rua e diversas iniciativas de animação.