A câmara de Viana do Castelo adjudicou, esta quarta-feira, obras de reabilitação na escola EB Dr. Pedro Barbosa e na Urbanização Municipal da Costeira, em Alvarães, num investimento global de cerca de 6,5 milhões de euros.
Corpo do artigo
Na reunião quinzenal do executivo foi aprovada, por unanimidade, a adjudicação e minuta do contrato para execução da obra de reabilitação e modernização da escola, que faz parte do agrupamento de Monserrate, naquela cidade, pelo valor 5,3 milhões de euros. A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 450 dias, e, segundo a proposta aprovada, "vai ao encontro das necessidades, com especial incidência na eficiência energética, segurança contra incêndios e melhoria das condições gerais do uso do edifício na componente letiva".
"Propõe ainda reorganizar o arruamento exterior, Rua de Angola, para disciplinar o trânsito e aumentar a segurança dos alunos à entrada e saída do recinto escolar", realça ainda o documento.
Além da EB Dr. Pedro Barbosa, também a Escola Básica da Abelheira vai ser reabilitada, no âmbito do PRR, num investimento superior a 12,2 milhões de euros. As duas obras já foram adjudicadas e deverão avançar no decorrer do ano letivo, com soluções de instalações provisórias (contentores).
Esta quarta-feira, a câmara de Viana do Castelo aprovou também a adjudicação e a minuta do contrato para execução de obras de requalificação e beneficiação da "Urbanização Municipal da Costeira - Alvarães", que representam um investimento de 951.561 euros. A empreitada tem um prazo de execução previsto de 365 dias, e vai beneficiar um total de 24 habitações.
No âmbito da sua "Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo 2021-2026", estão programadas obras no montante global "de 50,7 milhões de euros, para beneficiar um total de 641 agregados, dos quais 44.216.945 euros de responsabilidade municipal".