Câmara do Marco compra antiga clínica para oferecer novas instalações a Junta de Freguesia
O Executivo Municipal do Marco de Canaveses aprovou, esta segunda-feira, por maioria, a aquisição das instalações da antiga clínica Arrifana de Sousa, para aí instalar a Junta de Freguesia do Marco.
Corpo do artigo
A aquisição do imóvel composto por duas frações, localizada na Travessa Dom Carlos, representa um custo de 241.440 euros aos cofres da autarquia.
Tendo em conta a necessidade de obras de adaptação do espaço, os Serviços Municipais, estão, em articulação com o Executivo da Junta, a elaborar o projeto. Prevê-se que a empreitada seja lançada e concluída no primeiro semestre de 2024.
A Junta de Freguesia do Marco que nasceu na sequência da agregação das antigas freguesias de Fornos, Tuías, S. Nicolau e Freixo, funciona no denominado no Marco Fórum XXI, antigas instalações da Casa do Povo de Fornos. Além da Junta do Marco estão aí sediados vários serviços públicos como as delegações do IEFP, Segurança Social, Marco Invest com unidade de coworking e uma sala de espetáculos/auditório que em tempos de pandemia, por exemplo, acolheu a realização das Assembleias Municipais.
A presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, justifica a compra com a importância de resolver “um problema antigo” da freguesia sede do concelho. "Há demasiados anos que a Junta de Freguesia do Marco funciona sem o mínimo de condições no Marco Fórum XXI. O espaço não dispõe sequer de casas de banho ou sala de reuniões, nem para as Assembleias de Freguesia”.
O presidente da Junta de Freguesia, Celso Santana realça a centralidade das novas instalações como fator decisivo para o negócio. “Desde a criação da freguesia, em 2013, sempre se entendeu que a sede deveria
estar localizada no centro, mas nunca se conseguiu encontrar o espaço ideal. Quando soubemos que as instalações da antiga clínica estariam disponíveis, manifestamos desde logo o interesse”, revela.
Refira-se que a Clínica Arrifana do Sousa, recentemente adquirida pelo Grupo CUF, construiu novas instalações noutro ponto da cidade e, por esse facto, deixou de ter necessidade de ocupar o espaço que agora será transformado em sede da Junta de Freguesia.