A Câmara do Marco de Canaveses aprovou, esta sexta-feira, o concurso para a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponte das Tábuas, na freguesia do Marco.
Corpo do artigo
Será "um salto de gazela" na defesa ambiental dos rios de Galinhas, Ovelha e Tâmega, considerou Bruno Magalhães, vice-presidente da autarquia, após a aprovação por unanimidade do procedimento concursal em reunião do Executivo Municipal.
Quem ganhar a empreitada, segundo o caderno de encargos, terá de construir a nova ETAR num prazo de 15 meses. O preço base ascende aos 2,7 milhões de euros e será comparticipado pelo Fundo Ambiental em 1 milhão de euros na sequência de um convite do Ministério do Ambiente à câmara do Marco para que fizesse uma candidatura atendendo a que o Município está impedido de recorrer a fundos comunitários devido ao diferendo em tribunal que mantém com a empresa concessionária Águas do Marco. "Na obra está prevista a instalação de condutas de abastecimento de água e coletores de águas residuais para além da construção de duas estações elevatórias de águas residuais", explicou ao JN, Bruno Magalhães.
Refira-se que a atual ETAR da Ponte das Tábuas, a primeira infraestrutura do género que foi construída no concelho, está obsoleta. O seu funcionamento, há décadas, limita-se a separar as lamas lançando o esgoto líquido no rio de Galinhas.
A persistência deste atentado ambiental ao longo dos anos fez desaparecer a fauna e a flora do rio, além dos incómodos de quem vive nas imediações do rio de Galinhas pelo cheiro pestilento que é libertado quer pelas lamas quer pelo esgoto que polui o rio de Galinhas que o faz mudar de cor ao longo do dia.
Na mesma reunião foi também aprovada a abertura do concurso para a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) que está em vigor desde 2015.
O processo de revisão irá prolongar-se por 24 meses, período após o qual será aprovado o novo documento de acordo com a legislação em vigor. Por exemplo, os terrenos aptos para construção só manterão a classificação no novo PDM se estiverem infraestruturados