Mais um ano, mais um orçamento recorde. Depois de, em 2022, a Câmara do Porto ter aprovado um orçamento de 385,8 milhões de euros, que se tornava no maior de sempre, na próxima segunda-feira, o Executivo deverá dar luz verde a um documento que chega aos 412 milhões.
Corpo do artigo
"Trata-se de um orçamento de continuidade, que assume os resultados concretos que alcançámos e, em simultâneo, lança novos projetos estruturantes para a cidade. Nomeadamente na área da habitação, com o início do primeiro projeto de renda acessível de responsabilidade total do Município", sublinha Rui Moreira, presidente da Câmara, na nota introdutória.
"É também o orçamento em que os efeitos da descentralização se fazem sentir em força, uma vez que as contas do Município refletem já a transferência de competências nas áreas da educação, ação social e saúde", acrescenta.
"O programa 'Rua Direita', o acesso a habitação (Lordelo e projetos do Monte Pedral e Monte da Bela), a requalificação dos equipamentos desportivos e a expansão/beneficiação da Biblioteca Pública Municipal do Porto" são investimentos considerados prioritários pelo autarca.