O Dia de S. Valentim, esta segunda-feira, marcou o arranque de uma campanha patrocinada pela Câmara do Porto, a fim de apoiar o comércio de rua, e em que a cada compra de dez euros os clientes têm direito a um vale de desconto de cinco euros. O cliente tem que estar associado ao Cartão Porto. e cada um tem direito a três vales.
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Entre as vantagens, a começar pelo facto de atrair mais gente às lojas, os comerciantes também recebem, logo à cabeça, 150 euros do Município, num bolo correspondente à parte dos descontos e que vai diminuindo consoante as vendas efetuadas, mas que é automaticamente renovável, mediante o depósito de mais 150 euros.
Cerca de 80 estabelecimentos já aderiram à campanha, que representa um balão de oxigénio para atenuar as perdas sofridas durante a pandemia e que continuam a marcar a atividade comercial neste início do ano, não obstante o filão do turismo dar mostras de estar a reflorescer.
Na Rua de Santa Catarina, a loja "Adão Oculista" nunca fechou. Mesmo durante os períodos mais críticos da pandemia. Associou-se à campanha da Câmara e espera colher os proveitos.
Paula Pinho diz que, com os confinamentos e o teletrabalho, os clientes habituaram-se às compras online e que isso afetou o negócio. Mas, volvidos "dois anos difíceis", entende que é tempo de as pessoas "voltarem a fazer compras no comércio de rua". Considera a iniciativa "fantástica" e sublinha que o Cartão Porto. deve ser encarado como um "sentimento de pertença à cidade".
Na Rua das Flores, onde se nota mais o fluxo de estrangeiros, quando há, e não tanto o dos locais, Joana Osswald, da "Mercearia das Flores", também espera colher proveitos do programa da Autarquia. Assinala que naquela artéria o movimento "depende do número de aviões" a aterrarem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Adverte que para surtir efeito a campanha deve ser "devidamente divulgada". Para ajudar a atenuar os encargos dos comerciantes, deixa a sugestão de "a Câmara comparticipar nas taxas, nomeadamente relativas ao toldo, esplanada e música", entre outras.
Para o vereador Ricardo Valente, com o pelouro de Turismo e Comércio, são várias as vantagens. "Esta iniciativa é a terceira fase de apoio ao comércio de rua da cidade do Porto. Esta fase é inovadora, pois coloca os descontos na mão dos consumidores titulares do Cartão Porto., enfatizando a liberdade de escolha do consumidor. Do lado do comerciante, agiliza o processo de descontos, pois o Município adianta o valor dos descontos aos estabelecimentos. Por último, ocorre em período fora de saldos permitindo criar mais consumo nesta fase", afirma.
O período de utilização dos vales de desconto decorre entre 14 de fevereiro e 10 de abril.