Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, anunciou, esta quarta-feira, um investimento de 75 milhões de euros na Operação de Reabilitação Urbana de Campanhã, num programa a levar a cabo durante os próximos 10 anos.
Corpo do artigo
A área de intervenção está centrada na Estação de Campanhã, engloba 143 hectares e abrange as freguesias de Campanhã e do Bonfim. Como foi acentuado na apresentação, esta "será a primeira Área de Reabilitação Urbana, ARU, delimitada fora do centro tradicional da cidade".
Segundo Rui Moreira, está previsto que as "obras tenham início no próximo ano". O autarca também deixou a garantia que "ninguém será desalojado". Haverá "investimento na habitação municipal e no aproveitamento de casas abandonadas", adiantou.
Entre os projetos estruturantes, a construção do terminal intermodal de Campanhã surge em destaque. A resolução de problemas habitacionais e de salubridade pública, assim como a reabilitação do edificado, são outras prioridades.
Rui Moreira explicou que com expropriações o valor da operação poderá chegar aos "90 milhões de euros" e advertiu que a ARU de Campanhã-Estação ainda terá que ser aprovada pela Assembleia Municipal do Porto