<p>A futura Casa da Cultura de Oliveira do Bairro vai custar mais de dois milhões de euros e deverá estar concluída dentro de dois anos e meio, revelou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira.</p>
Corpo do artigo
Segundo o autarca, o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro vai ser transformado na futura Casa da Cultura.
De acordo com Mário João Oliveira, "a obra conta já com um valor cativo no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) de cerca de dois milhões e meio de euros e vai ser construída no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro.
Mário João considera que "se trata de uma obra extremamente importante para o concelho de Oliveira do Bairro e que permitirá dar uma maior centralidade à cidade. É uma mais-valia para Oliveira do Bairro", que, recorde-se, não possui nenhum auditório com características de anfiteatro.
O presidente refere, ainda, que "hoje em dia, não se pode falar de uma zona central na cidade de Oliveira do Bairro. Não há um centro, no entanto, com a construção do Palácio da Justiça e, agora, com a Casa da Cultura, Oliveira do Bairro começa a ganhar uma centralidade. Um ponto em que se possa definir onde é o centro da cidade". O autarca de Oliveira do Bairro diz que "o antigo quartel dos bombeiros voluntários vai ser reaproveitando quase na sua totalidade, excepção da torre, que será demolida, o que permitirá ter uma área de construção de cerca de 7 mil metros quadrados", sublinhando que "a Casa da Cultura terá um anfiteatro com capacidade para 500 lugares sentados e estará equipada com a tecnologia mais recente, cumprindo, ainda, todas as normas em termos de necessidades para uma obra deste tipo".
Explica, ainda, o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro que o actual salão que o quartel dispõe dará lugar a um café-concerto e que "a obra crescerá até às proximidade da casa paroquial, o que permite um melhor aproveitamento de todas as áreas".