Caminhada solidária integra o "Trilho dos Linces", iniciativa que engloba quatro provas de trail e se realiza no dia 6 de outubro. Nas duas primeiras edições angariou seis mil euros e apoiou duas associações.
Corpo do artigo
Depois de dois mil euros doados ao Lar-Escola Florinhas das Neves, em 2022, e de quatro mil à Associação Borboletas aos Montes, em 2023, ambas em Vila Real, a equipa Linces do Marão e a Continental preparam nova iniciativa solidária para 06 de outubro. O objetivo é continuar a ajudar instituições do concelho e a destinatária do donativo deste ano é a Plataforma Proanimal.
A iniciativa denominada "Trilhos dos Linces" engloba a caminhada solidária e quatro provas de trail de carater competitivo: 12, 20, 35 e 50 quilómetros percorridos na Serra do Alvão. As inscrições encerram no final deste domingo e já ultrapassam as 700.
Alfredo Ribeiro, presidente da Associação Trilhos Semelhantes, que incorpora os Linces do Marão, explica, ao JN, que a continuada aposta na componente solidária tem como principal objetivo "aliar o desporto às causas sociais". Acredita que é "uma forma diferente de envolver a comunidade em ações desportivas com cariz social".
O dirigente associativo adianta que foram identificadas várias associações que poderiam ser apoiadas. Este ano, a escolha recaiu na Plataforma Proanimal, dado que a Trilhos Semelhantes valoriza o trabalho desenvolvido contra "casos de maus-tratos e abandono de animais".
Alfredo Ribeiro acrescenta que com esta ação pretende-se "minorar as dificuldades e os desafios que esta plataforma enfrenta", bem como "facilitar o pagamento de despesas hospitalares com o tratamento dos animais que salva". Ao mesmo tempo, chama a atenção para "o esforço que a plataforma faz para manter os seus ideais" e sensibiliza a população.
O percurso da caminhada solidária foi "totalmente reformulado". Leva os participantes a "envolverem-se profundamente nas encostas do Alvão". Começa na aldeia das
Muas, passa por Galegos da Serra, Quintelas, Agarez, Ramadas e Lordelo. O mesmo percurso será partilhado pelos atletas do Mini Trail de 12 quilómetros.
O Ultra Trail de 50 quilómetros é uma estreia e vai proporcionar aos atletas a oportunidade de "mergulharem em trilhos maravilhosos", a partir dos quais terão "a oportunidade contemplar a grandeza do Alvão e de conhecerem zonas quase inexploradas e de uma beleza singular". As outras duas provas, de 35 e 20 quilómetros aproveitam os percursos do ano passado.
O Lar-Escola Florinhas das Neves é uma instituição, com sede na cidade de Vila Real, que acolhe crianças do sexo feminino, com idades entre os 3 e os 10 anos, carenciadas ou privadas de meio familiar adequado ao desenvolvimento físico e intelectual.
A Associação Borboletas aos Montes tem um gabinete na sede da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, onde presta apoio gratuito a quem recupera do cancro da mama. Além de abraços, carinho e apoio psicológico, disponibiliza lenços, gorros, perucas e cremes, bem como serviços de cabeleireiro, beleza e massagens.
A Plataforma ProAnimal abrange uma área cada vez maior. Maioritariamente recebe pedidos de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança e Viseu. Essencialmente socorre cães e gatos abandonados, e promove o seu tratamento, quando estão feridos ou doentes, bem como a esterilização e programas de adoção.