A Cáritas Diocesana de Lisboa tem em curso a campanha "Natal à Mesa", um projeto solidário que tem como objetivo assegurar um Natal digno a mais de 4000 famílias que enfrentam dificuldades. A iniciativa, que inclui a distribuição de cabazes e presentes a crianças, pretende reforçar o espírito solidário da quadra.
Corpo do artigo
De acordo com o presidente da Caritas Diocesana de Lisboa, almirante Luís Fragoso, a finalidade da campanha é unir esforços para ajudar quem mais precisa. "Pretendemos juntar boas vontades para podermos angariar fundos" afirma.
O JN esteve nas instalações da Cáritas Paroquial da Damaia, Amadora, um dos muitos locais onde a campanha está em ação. Ali, uma das beneficiárias, que solicitou o anonimato, não escondeu a sua gratidão pelo apoio recebido, assegurando que graças à Cáritas consegue ter comida na mesa para a família. "Além da comida, ainda me ajudaram com uns óculos para a minha filha, entre outras coisas", conta a mulher.
Além da ajuda financeira, a organização apela ainda para a necessidade de voluntários que estejam dispostos a apoiar diferentes partes do projeto, desde a organização e distribuição de cabazes ao contacto direto com as famílias.
Como ajudar?
Com as dificuldades económicas a afetar um número crescente de pessoas, a campanha "Natal à Mesa" revela-se uma oportunidade para que a sociedade se envolva, ajudando a transformar vidas. O apelo da Cáritas é claro: a união e a solidariedade da comunidade podem trazer esperança e dignidade às mesas de quem mais precisa.
O projeto apela à participação de particulares e empresas. A s contribuições podem ser feitas através de transferência bancária (NIB: 0033 0000 5005 7111 7070 5) ou Mbway (925 401 406).