Candidato do PS a Famalicão quer juntar crianças, idosos e cuidadores num só centro
O candidato do PS à Câmara de Famalicão, Eduardo Oliveira, quer construir um centro intergeracional que juntará num só local uma creche, um centro geriátrico, uma unidade de cuidados continuados, um centro de dia para seniores com demência e doenças neurodegenerativas, e ainda uma casa de repouso e apoio para cuidadores informais.
Corpo do artigo
Em nota enviada à Imprensa, o socialista aponta que o Centro Intergeracional Gerações com Sentido terá ainda espaços dedicados a atividades ocupacionais e terapêuticas, piscina e ginásio para todas as idades. "Será também um espaço de sustentabilidade, de natureza e de ligação profunda à vida e ao ambiente, já que, ao lado do centro, nascerá o Bosque da Família, um espaço verde para crescer com as pessoas. Neste local, todas as crianças que nasceram em Vila Nova de Famalicão terão a oportunidade de plantar a sua própria árvore, no âmbito do projeto Loving the Planet", revela.
Durante a apresentação deste projeto, Eduardo Oliveira adiantou algumas propostas para a área da ação social, onde se inclui "o reforço do apoio às famílias, instituições e comunidades que enfrentam maiores dificuldades". "Este trabalho, que envolve o desenvolvimento de estratégias, projetos e, até mesmo, novas estruturas, será realizado em articulação com as IPSS locais", adianta o candidato.
"Em Vila Nova de Famalicão, chegou o momento de cuidar de todas as gerações. De unir os mais novos aos mais velhos, de dar dignidade a quem cuida e a quem precisa de cuidados. É por isso que vamos construir o Centro Intergeracional Gerações com Sentido", escreve o candidato, na mesma nota, em que considera que o projeto social dará "uma nova vida" às famílias e "um novo rumo" a Famalicão.