Corpo do artigo
A cumprir o terceiro mandato à frente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio está de saída, pelo que o cabeça de lista do PSD às autárquicas será o seu vice-presidente, Hermínio Rodrigues, de 51 anos. Natural de Pataias, o candidato tem uma longa experiência política, já que integra o Executivo social-democrata há 24 anos, os primeiros 12 sob a liderança de Gonçalves Sapinho e os últimos 12 sob o comando de Paulo Inácio.
Para tentar afastar o PSD do poder, os socialistas decidiram apostar em Carlos Guerra, de 62 anos, que exerce as funções de comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, desde 2018. Licenciado em Proteção Civil, é a primeira vez que se candidata como cabeça de lista, mas já desempenhou as funções de vereador eleito pelo PS, em Alcobaça, entre 2001 e 2005.
Já o CDS anunciou como candidato António José Vieira, 55 anos, autarca na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, desde 2013. Professor há mais de 30 anos, na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, é licenciado em Matemática Aplicada, tem formação especializada em Administração Escolar e é mestre em Gestão Escolar.
Deputada Municipal da CDU há dois mandatos, Clementina Henriques, 69 anos, avança, desta vez, como candidata à autarquia de Alcobaça. Licenciada em Sociologia Política e mestre em Economia e Política Social, a candidata foi agente de viagens, bancária, empresária e docente universitária.
O movimento independente "Nós, Cidadãos!" também entrou na corrida à Autarquia, com o candidato Rui Alexandre, de 52 anos. Licenciado em Recursos Humanos, o funcionário da Câmara de Alcobaça foi militante do PS durante 36 anos, dirigente da JS e, nos últimos cinco anos, presidente da Concelhia daquele partido, do qual se desvinculou em abril. "Cidadãos por Alcobaça" é o nome da candidatura encabeçada pelo antigo atleta e dirigente desportivo.
O BE, o Chega e a Iniciativa Liberal também vão apresentar candidatos, mas ainda não foram anunciados publicamente.
O Executivo é constituído por quatro elementos eleitos pelo PSD, dois eleitos pelo PS e um pelo CDS-PP. Há quatro anos, os social-democratas arrecadaram 43,9% dos votos, os socialistas 21,5%, os centristas 15,2%, os comunistas 7,6%, os bloquistas 2,9% e o PDR 0,7%. Votaram 55,6% dos eleitores do concelho.