Templo em Branzelo, na freguesia de Melres, Gondomar, recuperado após ter sido consumido pelos incêndios do ano passado. Obra custou meio milhão de euros
Corpo do artigo
A Capela de Nossa Senhora da Aflição, na freguesia de Melres, em Gondomar, reabre as portas hoje, depois de ter sido consumida pelo fogo nos incêndios de 2024. A requalificação, cuja obra foi realizada em três meses, contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, sendo que 375 mil euros foram financiados pelo Ismaili Imamat.
Os incêndios que assolaram Gondomar em setembro de 2024 destruíram por completo a Capela de Nossa Senhora da Aflição, construída em 1884. Lá do alto, na aldeia de Branzelo, avista-se o rio Douro, lugar onde terá surgido a promessa de construir aquele santuário. "A capela foi construída, daquilo que temos conhecimento, fruto de uma situação de grande aflição, que julgamos ter sido no rio Douro. Quem estava na embarcação terá prometido que, se se salvasse do perigo que estava a passar, construiria uma ermida", conta Elvira Duarte, filha dos proprietários da capela desde meados dos anos 50.