Unidades de Valbom e de Rio Tinto somam queixas por causa do calor, devido à falta de ar condicionado, cujo sistema avariou. A intervenção em Fânzeres já começou e a de S. Cosme arranca no final do ano, adianta a Câmara de Gondomar.
Corpo do artigo
Face às queixas de profissionais e utentes sobre a falta de ar condicionado nos centros de saúde de Rio Tinto e de Valbom, que o JN noticiou, a Câmara de Gondomar anunciou que, além das intervenções a iniciar-se, em setembro, naquelas unidades, estão ainda previstas obras noutros equipamentos, como os de Fânzeres e S. Cosme.
O Centro de Saúde de Gondomar (S. Cosme) será alvo de "ampliação e requalificação", com o início das obras "previsto para o último trimestre" deste ano, adiantou a autarquia ao JN. O investimento supera os três milhões de euros.
No caso da unidade de Valbom, cujo ar condicionado não funciona há dois anos, as obras, no valor de cerca de 200 mil euros, começam a 8 de setembro, com a "reabilitação da cobertura e das fachadas, a instalação de um novo sistema de climatização e a beneficiação geral do interior do edifício".
Quanto ao Centro de Saúde de Rio Tinto, que tem o ar condicionado avariado desde o verão de 2024, a reabilitação vai ter início "durante o mês de setembro", e inclui a "intervenção na totalidade da cobertura, fachadas, reabilitação de tetos e paredes interiores, janelas e portas".
No entanto, o sistema de climatização não estava incluído na empreitada adjudicada por de cerca de 400 mil euros, "pelo que se está a preparar um procedimento que contemple a substituição do existente", explica fonte da câmara, indicando não haver ainda data para tal.
Obras suspensas
Segundo a autarquia, as obras previstas para as unidades de Rio Tinto e de Valbom - esta última teve previsão para "iniciar em novembro de 2024" - foram "suspensas" devido à "colocação de painéis fotovoltaicos" pela ARS-Norte.
Na unidade de Fânzeres, a empreitada, orçada em cerca de meio milhão de euros, "já se encontra em curso, tendo-se iniciado pelos trabalhos na cobertura". Serão reabilitadas as restantes estruturas, e também neste edifício vai ser instalado um "novo sistema de climatização".