
Autoridades recomendam à população para evitar passeios junto ao mar e não praticar pesca lúdica
Foto:Arquivo
A Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira, indicando que o vento do quadrante sul/sudoeste poderá atingir velocidades entre os 63 e 74 quilómetros/hora.
O aviso, com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai estar em vigor até às 6 horas de quinta-feira.
A Capitania do Funchal, que emitiu também avisos de vento muito forte e agitação marítima para o mesmo período, alerta a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, nomeadamente reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba.
O IPMA colocou a costa sul da Madeira sob aviso amarelo para chuva entre as 18 horas de hoje e as 3 horas de quinta-feira, 1 de janeiro, passando depois todo o arquipélago para aviso laranja até às 9 horas, devido à passagem da depressão Francis.
Apesar da previsão de mau tempo, o Governo Regional da Madeira decidiu manter a realização do espetáculo de fogo de artifício que assinala a passagem de ano na região à meia-noite, depois de ter ponderado antecipá-lo para as 20 horas.
O executivo madeirense (PSD/CDS-PP) justificou a decisão com o facto de o IPMA ter ajustado o aviso laranja para as 3 horas de quinta-feira, sendo que inicialmente estaria em vigor a partir das 0 horas do primeiro dia do ano.
O tradicional espetáculo pirotécnico, um dos maiores cartazes da Madeira, decorre no Funchal e terá a duração de oito minutos, com fogo lançando a partir de 58 postos localizados no anfiteatro, na avenida marginal e em embarcações ao largo da baía, num total de 22 toneladas de material pirotécnico e 97 mil disparos.
O Governo Regional indicou que nenhum cruzeiro cancelou a escala no Funchal na noite de fim de ano, estando prevista a chegada de 11 navios e um veleiro de grande porte.
A região investiu 4,6 milhões de euros nas festividades de Natal e Fim de Ano, que começaram em 01 de dezembro e se prolongam até 07 de janeiro de 2026, sendo que hoje a taxa de ocupação hoteleira ronda os 100%.
