
Mau tempo ameaçava afetar lançamento dos fogos-de-artifício, segundo aviso anterior do IPMA.
Foto: Homem de Gouveia / Lusa
O espetáculo de fogo de artifício que assinala a passagem de ano na Madeira vai ocorrer à meia-noite de quinta-feira, depois de o Governo Regional ter ponderando antecipá-lo para as 20 horas de quarta-feira, devido ao mau tempo.
"Felizmente, temos boas notícias. A última previsão do IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] é que o aviso laranja só irá acontecer a partir das três horas da manhã do dia 1. Isso significa que, nas atuais circunstâncias meteorológicas, o fogo irá acontecer à meia-noite, conforme é habitual", disse o presidente do executivo PSD/CDS-PP.
Miguel Albuquerque falava em conferência de imprensa na Quinta Vigia, sede da Presidência do Governo Regional, no Funchal, na qual referiu que se houver nova alteração o executivo irá comunicá-la até às 12 horas de quarta-feira.
O IPMA colocou a costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso laranja na quinta-feira, 1 de janeiro de 2026, com previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser ocasionalmente sob a forma de granizo. Inicialmente, o aviso estaria em vigor entre a meia-noite e as 9 horas da manhã do primeiro dia do ano, devido à passagem da depressão Francis, mas foi agora alterado para as 3 horas, sendo que todo o arquipélago estará já sob aviso amarelo a partir das 18 horas de quarta-feira.
O tradicional espetáculo pirotécnico, um dos maiores cartazes da Madeira, decorre no Funchal e terá a duração de oito minutos, com fogo lançando a partir de 58 postos - 26 localizados no anfiteatro, 25 na avenida marginal e cinco em embarcações ao largo da baía -, num total de 22 toneladas de material pirotécnico e 97 mil disparos.
