
Durante a campanha, que se prolonga até ao dia 24 de dezembro, a Cáritas vende pequenas velas para apoiar duas causas
Foto: Direitos Reservados
A Cáritas Arquidiocesana de Braga anunciou, esta segunda-feira, o arranque da campanha "10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz", uma iniciativa nacional que, no caso da instituição bracarense, servirá sobretudo para angariar verbas para a construção do novo centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Cáritas refere que esta é uma iniciativa de consciencialização que convida a comunidade a assumir, na época natalícia, "um gesto simbólico de compromisso com os valores da paz, da justiça e da solidariedade". Durante esta campanha, que se prolonga até ao dia 24 de dezembro, a Cáritas vende pequenas velas, com o custo de dois euros, que apoiam sempre duas causas, uma de âmbito internacional e outra local.
No caso de Braga, 65% das verbas destinam-se a ajudar a comparticipar a construção do novo centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica, que foi recentemente adjudicado por 1,5 milhões de euros.
A obra conta com uma comparticipação de cerca de 700 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas a Cáritas pediu um reforço do montante inicialmente aprovado, uma vez que o custo da empreitada aumentou face ao previsto. A adjudicação aconteceu apenas ao terceiro concurso público lançado, já que os dois primeiros não receberam propostas, o que levou a instituição a aumentar o preço base definido.
Segundo a Cáritas, em causa está uma obra para criar uma casa de acolhimento, com capacidade de receber "até 25 pessoas em simultâneo" e na qual "estão previstos 12 quartos e um conjunto de espaços funcionais destinados às atividades e rotinas diárias". Este novo local permitirá substituir o espaço atual e oferecer um "refúgio mais seguro e digno a quem mais necessita".
Os restantes 35% das verbas angariadas com a venda das "velas da paz" reverterão para o Fundo Lusófono Laudato Si, que apoia microprojetos de ecologia integral em países lusófonos, promovendo respostas sustentáveis e solidárias além-fronteiras.
As velas estão à venda em paróquias, movimentos de jovens, escolas, instituições e empresas da Arquidiocese de Braga.

