Corridas de automóvel, gastronomia, vinhos e concertos musicais para inundar o Douro de turistas, de 17 de Junho a 4 de Julho. É o projecto Douro Emoções, apresentado, ontem, pelas câmaras do eixo de cidades Vila Real, Régua e Lamego.
Corpo do artigo
Os objectivos são claros: "Dar dinamismo à região, aumentar as oportunidades de negócio, fixar turistas durante mais dias, projectar o Douro nacional e internacionalmente e melhorar a oferta cultural", resumiu o autarca do Peso da Régua, Nuno Gonçalves.
O Douro Emoções prevê para Vila Real o Wine Emotions (feira e prova de vinhos no centro histórico), nos dias 18 e 19 de Junho, e o 43º Circuito Automóvel, a 19 e 20 do mesmo mês. Em Lamego vão realizar-se o Festival de Gastronomia do Douro e a Feira da Bôla, de 17 de Junho a 4 de Julho. O Peso da Régua vai apresentar, no dia 19 de Junho à noite, com entrada grátis, um concerto de Mariza e dos convidados especiais, Tito Paris e Ricardo Ribeiro.
"Este é um projecto que tem todas as condições para se manter no futuro, independentemente de voltar a ter apoios comunitários ou não", salientou o autarca de Lamego, Francisco Lopes, enquanto o homólogo de Vila Real, Manuel Martins, colocou a tónica na união entre as três cidades na persecução de objectivos comuns, nomeadamente na "promoção de um espaço único no mundo".
Manuel Martins lembrou que aquele eixo começou a ser desenhado há 20 anos, mas só com a construção da auto-estrada 24 (A24) se criaram as condições para ele se desenvolver. "Um dia, se isto correr bem, as três cidades ainda hão-de estar ligadas", perspectivou.