A atividade na Casa de Saúde de Santo António, em Albergaria-a-Velha, foi esta sexta-feira suspensa, e os utentes transferidos para outras unidades, após terem sido detetadas "inconformidades graves".
Corpo do artigo
Nesta instituição funcionam uma unidade da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, com 22 utentes, e uma unidade assistencial privada, com 40 utentes.
Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete de comunicação da ARS-C refere que esta unidade de saúde foi hoje notificada pela delegada de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Vouga no sentido de suspender temporariamente a sua atividade.
"A decisão, inequívoca, de suspender temporariamente a atividade da CHS - Santo António, SA, foi tomada face à avaliação do risco pela autoridade de saúde, que detetou um conjunto de inconformidades graves nas mais diversas áreas", refere a mesma nota.
Neste momento, a ARSC, em articulação com o Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, está a proceder ao realojamento dos utentes de forma a garantir "todas as condições assistenciais e de segurança".
A mesma fonte disse à Lusa que os utentes da Casa de Saúde estão a ser transferidos para outras unidades existentes nos distritos de Aveiro (Ílhavo e Mealhada), Viseu (Mortágua) e Coimbra.
A Casa de Saúde de Santo António vai manter-se com a atividade suspensa até a instituição "dar garantias de que corrigiu todas as não conformidades".
Contactada pela Lusa, a administração da Casa de Saúde de Santo António escusou-se a prestar declarações.
Neste momento está a ser julgado no Tribunal de Anadia um processo de insolvência da unidade de saúde.
A ação foi posta por uma funcionária, que entretanto se despediu, que reclama o pagamento de cerca de 12 mil euros, devido a salários em atraso.