A Casa de Saúde do Bom Jesus está a trabalhar com 55 alunos do 4.º ano de escolaridade de Braga no projeto "NoStress/Braga", um programa de promoção de saúde mental na infância e adolescência, que envolve a família e a comunidade escolar.
Corpo do artigo
A coordenadora do projeto, a enfermeira Sara Barbosa, adiantou ao JN que, com a verba conseguida com o Prémio Caixa Social 2023 (da Caixa Geral de Depósitos), o NoStress será implementado em mais 10 turmas do concelho, ainda no atual ano letivo, estando ainda a ser avaliados os moldes de seleção das escolas.
A equipa da Casa de Saúde, uma instituição das Irmãs Hospitaleiras que se dedica a doenças do foro mental, inclui enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiátrica e psicólogos clínicos, e é direcionada quer a estudantes quer a pais e professores.
O NoStress/Braga contempla 12 sessões presenciais, implementadas semanalmente pela equipa, na sala de aula e na presença do professor. São trabalhados conceitos como os de Saúde mental versus Doença Mental, autorregulação emocional, empatia, relaxamento, mindfulness (atenção plena), esperança e autoestima.
“A iniciativa demonstra ser um programa de promoção de saúde mental altamente eficaz, ao promover o aumento da literacia em saúde mental e um comportamento pro-social, através de estratégias de coping eficazes e positivas”, diz Sara Barbosa, sublinhando que se verificaram ainda “melhorias quanto a sintomas emocionais, problemas de comportamento, hiperatividade e ansiedade”.