Um casal de Peirezes, em Montalegre, criou, no início do ano, o primeiro agregador português de sites de compra colectiva, um portal que reúne as ofertas dos diferentes sites, sendo uma nova tendência de compras online.
Corpo do artigo
Fazer compras na internet e em conjunto "está na moda", pelo que assiste-se a um aumento progressivo de sites de compra colectiva.
Os sites de compra comum são espaços que pretendem vender produtos e serviços com descontos que podem ir até aos 90 por cento sobre o preço estipulado a um número pré-estabelecido de pessoas.
Os interessados nas ofertas apresentadas, agrupadas por cidades, podem adquiri-las através do site, dentro do prazo determinado, mas para usufruir do desconto é necessário que o número mínimo de pessoas seja preenchido.
Se o número de clientes for atingido, os consumidores recebem um cupão de desconto correspondente à oferta, caso contrário é cancelada e o cliente recupera o seu dinheiro.
Vítor Afonso e Sónia Cordeiro decidiram criar o portal "Compra Cooletiva" em www.compracooletiva.com para agregar, num único sítio, as ofertas diárias de alguns dos sites de compra comum.
Este portal "facilita a vida das pessoas" porque os consumidores não precisam de "andar de site em site à procura dos produtos ou serviços com desconto", frisou Vítor Afonso.
A compra colectiva é, disse, "uma forma de dar um pontapé na crise porque as pessoas podem usufruir dos pequenos prazeres da vida a preços baixos".
No as ofertas são apresentadas por cidade, tal como nos sites de origem, onde "a cada oferta corresponderá o custo total da mesma, a percentagem de desconto oferecida, a poupança efectiva e o tempo que falta para o tempo expirar", explicou Vítor Afonso.
Este modelo de sites, salienta Vítor Afonso, "está a mudar a forma como se compra online e é já uma moda fazer um bom negócio adquirindo estas ofertas".