Seis pessoas ficaram desalojadas na sequência de um incêndio que destruiu por completo uma habitação e danificou outra, ontem, na localidade de Valongo, freguesia de Espadanedo, Macedo de Cavaleiros.
Corpo do artigo
O alerta para o fogo foi acionado pouco depois das 9 horas de ontem. Os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros foram enviados para a ocorrência, mas já não conseguiram evitar que uma casa ficasse destruída por completo e que as chamas se propagassem a outra habitação contígua, que sofreu danos severos.
Um casal, com três filhos, dois deles menores, perdeu todos os bens. "Ficamos sem nada. Até os documentos arderam. Só temos a roupa do corpo", contou Nélson Martins, uma das vítimas.
No quarto das traseiras
Na altura em que o incêndio foi detetado, Nélson estava ausente a trabalhar com o filho mais velho e os dois menores estavam na escola. "Ninguém ficou ferido. Só estava em casa, que é arrendada, a minha mulher que quando detetou o fogo, num quarto das traseiras, já chegava ao telhado", acrescentou Nélson Martins. A família ficou alojada na habitação de um familiar.
Câmara ajuda
Entretanto, o Município de Macedo de Cavaleiros já acionou um apoio social para ajudar a família a terminar as obras de uma casa que está a construir e que só tem pronta a cozinha. A Autarquia vai ainda fornecer bens essenciais, como vestuário e têxteis lar.
A residência danificada pelo fogo é de uma mulher, com cerca de 80 anos, que estava fora da aldeia e que vai ficar alojada em casa de familiares em Bragança.
As causas do incêndio ainda estão a ser investigadas pelas autoridades.