Para abrir ao público a Quinta de São Gens, na Senhora da Hora, em Matosinhos, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos assinam, na quinta-feira, pelas 11 horas, um protocolo para a criação e valorização do “Parque de Natureza & Cultura de São Gens”.
Corpo do artigo
O objetivo, escreve a CCDR-N em comunicado, é "implementar um programa que promova a valorização pública e cultural da Quinta e do palacete, jardim e mata de São Gens, na Senhora da Hora, através da sua abertura progressiva ao público, sob a forma de um "Parque de Natureza & Cultura", em parceria com o Município de Matosinhos".
O espaço é atualmente propriedade do Estado, estando sob gestão da CCDR-N.
Para começar, estão agendadas cinco visitas conduzidas: duas pelo historiador Joel Cleto, uma por Elvira Rebêlo, da Direção Regional de Cultura do Norte, e outra por Ivo Gomes. As inscrições estão abertas em www.ccdrn-n.pt, no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
A propriedade com cerca de 6,5 hectares junto à Circunvalação, é marcada por um "palacete notável", destaca a CCDR-N, construído no século XVIII, de risco atribuído ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni, e "dotada de uma notável torre central, um jardim barroco contíguo, uma mata e um conjunto de edifícios modernos e contemporâneos construídos pelo Estado no âmbito da instalação da antiga Estação Agrária do Porto (ou do Douro Litoral) e, posteriormente, da extinta Direção Regional de Agricultura do Norte".