CDU teve apenas um voto em Castanheira de Pera e nem membros da lista votaram nele
Residente em Alcobaça, Rui Baltazar desconhece o motivo para candidatos do concelho não terem votado na própria lista, e diz que houve "falta de consciência política" dos eleitores.
Corpo do artigo
A coligação PCP-PEV (CDU) só teve um voto nas eleições autárquicas em Castanheira de Pera, concelho do norte do distrito de Leiria. O candidato Rui Baltazar justifica o resultado com o facto de alguns elementos da lista serem de fora do concelho, como é o seu caso, e com a "falta de consciência política" dos eleitores. A Câmara é liderada pelo PS, cujo atual presidente, António Henriques, alcançou a maioria (67,22%), com quatro elementos. A coligação PPD/PSD e CDS-PP (29%) vai ser representada apenas por Pedro Barjona Henriques, ex-presidente da autarquia entre 1993 e 2005, eleito pelo PS.
"A CDU foi a única que concorreu a todos os concelhos do país, e utilizou candidatos de solidariedade que serão de outras zonas do distrito de Leiria, ou foram viver para Lisboa à procura de melhores condições de vida, mas são naturais ou têm ligações a Castanheira de Pera", explica Rui Baltazar. Residente em Alcobaça, admite que só conhece "algumas pessoas" da sua lista. "Não me são estranhos", corrige. Quanto aos candidatos que vivem no concelho, desconhece por que motivo não votaram na coligação. "Tem de lhes perguntar", sugere.