Um incêndio está a queimar mato no lugar de Gavião do Ródão, distrito de Castelo Branco, desde as 14.29 horas, sendo combatido por cerca de uma centena de homens, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Corpo do artigo
"O incêndio começou junto à estrada, mas agora está a ir em direcção à serra do Gavião", com acessos mais difíceis e terreno mais acidentado, mas com "os bombeiros já a tentar cortar a cabeça do fogo, junto ao Senhor da Serra", disse à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Vila Velha do Ródão, Maria do Carmo Sequeira.
"A preocupação é evitar que o fogo chegue à aldeia de Gavião do Ródão", a cerca de dois quilómetros e meio do local em que as chamas lavram neste momento, mas em termos de risco apenas estão "alguns tractores agrícolas, que a qualquer momento serão retirados", precisou ainda a edil.
"As instalações da celulose não estão em risco nem nunca estiveram, porque o vento, além de fraco, sopra na direcção contrária", concluiu a autarca.
A protecção civil já mobilizou para o local cinco meios aéreos, dois aviões de ataque inicial, dois helicópteros também de ataque inicial e um helicóptero de transporte de água de grande capacidade, refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O incêndio tem uma frente activa, que está a consumir mato, estando as autoridades locais e distritais no local, junto à povoação do Gavião.
Em Portugal continental às 16.30 horas estavam activos cinco incêndios, quatro no distrito de Viana do Castelo e um em Castelo Branco.