<p>O futuro Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, junto ao Esteiro de Salreu, entrará em funcionamento em Abril. A empreitada possibilitará ainda a criação de uma zona de lazer e repouso. </p>
Corpo do artigo
A nova infra-estrutura é considerada de "enorme importância" para a continuação da expansão e notoriedade do projecto BioRia, permitindo receber os visitantes em melhores condições, nomeadamente sanitárias, de aquisição de material informativo e de divulgação e de lazer.
"Possui armazém para bicicletas que ficarão disponíveis para empréstimo, auditório para apresentação aos visitantes e para pequenos eventos, loja, informação e até condições de pernoita para investigadores que realizem trabalhos científicos na zona", refere a autarquia em comunicado.
A estrutura será totalmente amovível, podendo ser retirada facilmente, minimizando o impacto ambiental. A construção baseia-se numa estrutura mista de madeira e ferro, reavivando a memória dos antigos palheiros das zonas marinhoas da Ria de Aveiro.
Junto ao Centro nascerá uma zona de lazer e repouso, complementando o Percurso de Salreu, que para além da sua componente natural é frequentemente utilizada para a prática de exercício físico.
O trajecto também está a ser melhorado. O caminho foi alvo de reparação, incluindo a estruturação das motas e margens, "tornando-se mais confortável e seguro para o visitante". Por outro lado, estão previstas melhorias ao nível da sinalização informativa.
A instalação de 10 estruturas destinadas a ninhos de cegonhas ao longo do percurso é outra das novidades. As aves terão assim condições para construir o seu ninho na época de nidificação, em Fevereiro, facilitando ao mesmo tempo a observação desta espécie nessa época.
Em simultâneo, avançam no terreno obras de recuperação do Esteiro de Salreu, da responsabilidade da Junta de Freguesia.
O reforço técnico é outro dos pontos a anotar nesta evolução do Projecto BioRia. A Câmara contratou um técnico de Biologia, Ambiente e Ecoturismo, afectando-o ao Projecto Bioria.
Entretanto, o site www.bioria. com foi reforçado com novas funcionalidades.