Equipamento será construído em terreno cedido pela Mota-Engil, na freguesia de Covelo. Projeto arranca ainda no decorrer deste ano e terá um investimento de dois milhões de euros.
Corpo do artigo
É numa extensa área florestal do lugar de Midões, na freguesia de Covelo, que vai nascer o novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG). Um espaço de 3000 m2, cujo terreno foi cedido pela Mota-Engil ao Município, e que servirá para acolher 200 cães e gatos.
O projeto, elaborado com "a prata da casa", encontra-se em fase de licenciamento junto das entidades competentes, estando previsto que a obra - cujo valor global rondará os dois milhões de euros - comece ainda este ano e fique concluída no final de 2021.
As atuais instalações do CROAG, inserido nas instalações do departamento de Ambiente, na Rua da Cal, em S. Cosme, com lotação para apenas 60 animais, "são muito precárias", admite o presidente da Câmara de Gondomar.
Assim, a cerca de três quilómetros do nó de Gens da autoestrada, passará a existir o gabinete de proteção animal de Gondomar, constituído por dois edifícios, unidos entre si: um destinado à recolha e tratamento de animais e outro de caráter mais público.
12110419
Aliás, uma das valências deste centro de recolha e de acolhimento de animais é uma zona de lazer para quem o visita, dotado com percursos pedonais, um recinto de treino para animais (não só para os que venham a ser recolhidos, bem como dos outros canídeos do concelho) e uma zona de passeio para os "inquilinos" de quatro patas.
Tudo isto inserido em grandes zonas arborizadas e ajardinadas. "Um minicentro de educação ambiental", assim o define o presidente da Câmara, Marco Martins.
O projeto tem prevista também a construção de um hotel veterinário, que de acordo com o autarca "está pensado para vir a ser explorado por privados". O espaço terá uma entrada e parque de estacionamento diferenciado da outra zona onde estarão os animais "residentes".
Miradouro
Marco Martins não descarta também "a possibilidade de o novo centro de recolha animal contar com a participação das associações de animais".
Sendo este um espaço privilegiado que será construído no meio na floresta, está igualmente pensada a criação de um miradouro, com vistas para todo o recinto e serras envolventes.
O espaço em si dedicado ao alojamento dos animais, além de contar com toda uma área técnica - com enfermaria, armazém de rações, gabinetes médicos e sala de cirurgia - terá zonas de alojamento com capacidade para mais de 200 bichos. Estão previstas 100 jaulas para cães (com pátio exterior) e um espaço para acolher aproximadamente 60 gatos, em "boxes".
Outra das particularidades do projeto é que este centro terá também um crematório.
12094362
Parque da Cal tem capacidade limitada
O atual Centro de Recolha Oficial de Animais de Gondomar (CROAG) está inserido há 15 anos nas instalações do Parque da Cal, na freguesia de S. Cosme, num espaço que fica aquém das necessidades do Município. Há três anos, quando a Câmara de Gondomar lá interveio, o equipamento tinha apenas capacidade para 20 animais. Foram feitas obras e a oferta triplicou, incluindo lugar para seis jaulas para gatos. Com a saída dos animais, no próximo ano para o Covelo, o Parque da Cal servirá para acolher todos os serviços operacionais da Câmara e das Águas de Gondomar, que atualmente estão dispersos em três sítios.
422 animais
foram esterilizados no ano passado no canil municipal: 262 cães e 160 gatos. Já a nível das adoções, houve mais famílias a adotarem cães (165) do que gatos (42).
600 mil euros
é o valor que a Câmara de Gondomar tem reservado no orçamento deste ano para o arranque da empreitada. O valor do investimento total é de cerca de dois milhões de euros.