O centro de saúde de Amares, que funciona apenas de segunda a sexta-feira, vai ter o horário alargado ao período da manhã aos fins de semana e aos feriados, anunciou esta segunda-feira o presidente da Câmara, Manuel Moreira, durante a reunião de executivo camarário.
Corpo do artigo
Segundo o autarca, a medida resulta de um acordo estabelecido entre o município e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, que terá efeitos práticos “em breve” e que permitirá que a estrutura esteja ao dispor da população entre as 9 e as 14 horas.
“Falta realizar uma pequena intervenção num dos gabinetes, mas será uma coisa de dias”, disse Manuel Moreira, acrescentando que caberá à autarquia suportar a colocação de um funcionário e de um elemento de segurança. À ULS compete a responsabilidade relativa ao pessoal médico e de enfermagem.
Cinco milhões para estradas
O autarca de Amares anunciou igualmente que os serviços municipais realizaram, em conjunto com os presidentes de Junta, um levantamento das carências da rede viária concelhia que aponta para a necessidade de um investimento de cinco milhões de euros.
Por se tratar de “muito dinheiro”, Manuel Moreira abriu a porta à realização de um empréstimo bancário “na ordem dos três milhões”. “A Câmara tem capacidade de endividamento e não há outra hipótese, porque não vai haver financiamento comunitário para estas intervenções”, apontou.