
Associação tem enviado vários camiões com mantimentos para Ucrânia desde o início da guerra
Foto: Direitos reservados
O Centro Social Luso-Ucraniano de Braga está a pedir apoio aos cidadãos portugueses e à comunidade ucraniana para conseguir reunir 3500 euros, a verba necessária para pagar o envio para a Ucrânia de um camião que segue carregado de medicamentos, alimentos e roupa.
Corpo do artigo
O presidente da associação, Abrãao Veloso, adiantou ao JN que aquela verba serve para custear o envio do veículo em cima de uma plataforma, um semi-reboque de 32 toneladas. "Temos três motoristas ucranianos que se voluntariaram para o efeito, mas, como vai completamente carregado, decidimos que iria melhor em cima de um semi-reboque", explicou.
Os donativos podem ser enviados para o IBAN 0010 0000 5320 3390 0038 7, em nome da UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano (NIF 513574700), que passará o respetivo recibo.
Conforme o JN noticiou, a doação do camião surge em resposta a um pedido de uma fundação da região de Cherkasy. "Será utilizado exclusivamente para o transporte de forças e equipamentos especializados, materiais, ferramentas e géneros alimentícios destinados às brigadas envolvidas na construção de fortificações em zonas próximas às linhas de combate".
O camião, que foi oferecido pelo cidadão de Évora Joaquim Frangão, chegou esta semana a Braga e, pelo caminho, parou em Coimbra para 12 camas e 12 colchões oferecidos por uma associação da cidade.
O apelo inicial foi feito pelo historiador e comentador televisivo José Milhazes, tendo o Centro Luso-Ucraniano decidido dar-lhe sequência prática.
Agora, está já carregado com ajuda humanitária na Escola Secundária de Maximinos em Braga e será levado até Cracóvia, na Polónia, onde, depois, vai ser conduzido ao destino por motoristas ucranianos de Cherkasy.
"Temos tido donativos, quer em dinheiro quer em géneros ou equipamentos de todo o país, o que mostra que o povo português está solidário com a luta da Ucrânia", diz o dirigente associativo, frisando que, no caso atual, "ainda não foram suficientes".
A doação do veículo de transporte de carga insere-se numa campanha intitulada "Amigos da Ucrânia". Engloba uma campanha de angariação de viaturas médicas lançada no Dia da Independência do país, a 24 de agosto de 2023, com o objetivo de "ajudar a salvar vidas" e que já possibilitou o envio de cinco ambulâncias para o país.
