O Centro Social e Cultural Luso Ucraniano de Braga está a angariar fundos para adquirir duas ambulâncias para enviar para a Ucrânia: uma de emergência médica para o Hospital Central de Kherson e outra para o transporte de doentes em cadeiras de transporte ou em cadeiras de rodas, para uma instituição de Ternopil.
Corpo do artigo
Em declarações ao JN, o presidente do centro, Abraão Veloso, adiantou que “Kherson vive momentos muito complicados por estar situado na linha da frente numa região que sofre ainda das consequências do rebentamento pelos russos da Barragem de Nova Kakhovka”.
No segundo caso, acrescentou, trata-se de uma ambulância de transporte múltiplo, destinada a substituir uma outra pertencente a uma instituição localizada em Ternopil que acolhe 60 crianças deficientes de várias regiões afetadas pela guerra.
“O envio destes equipamentos será feito à medida que forem obtidos com prioridade para a ambulância de Kherson que tentaremos enviar ainda este mês”, frisou.
A associação agradece também outros apoios, nomeadamente medicamentos como analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios, compressas, desinfetantes, antigripais, entre outros, e também alimentos não perecíveis como é o exemplo dos enlatados.
“A continuação da guerra de agressão russa renova todos os dias as necessidades de apoio. Todos os equipamentos de emergência são bem-vindos àquele país”, acentua, sublinhando que, “infelizmente a realidade mostra-nos que a Rússia continua a matar civis ucranianos, a atacar infraestruturas civis e a criar um rasto de destruição, carências e miséria”.
Em novembro, e conforme o JN noticiou, o centro enviou três ambulâncias para a Ucrânia (duas para Chernihiv e uma para Bakmut).
A iniciativa conta com o suporte de vários parceiros: Município de Braga, Associação Empresarial de Braga, Santa Casa da Misericórdia de Braga, União de Freguesias de Maximinos Sé e Cividade e da ASAS- Associação Social Acreditar e Sonhar.