<p>Um incêndio de grandes proporções deflagrou, hoje, terça-feira, no concelho de Ferreira do Zêzere, com as chamas a chegarem muito perto de algumas habitações. Viveram-se momentos de pânico entre a população, como o JN constatou, sobretudo nos casos em que o fogo invadiu quintais e chegou a estar a escassos centímetros das casas.</p>
Corpo do artigo
Os momentos de maior aflição viveram-se nas localidades de Barrada e Rio Fundeiro, onde várias casas estiveram seriamente ameaçadas, perante o desespero dos proprietários, sobretudo idosos.
Duas pessoas tiveram mesmo que ser evacuadas por inalação de fumo e ataques de pânico, de acordo com fonte dos bombeiros. No entanto, até ao momento, não há registo de danos pessoais mais graves.
As chamas destruíram alguns tractores, alfaias agrícolas, silos e um pavilhão onde estavam guardadas cerca de 150 cabras. Os populares tiveram que retirar as carcaças dos animais, após a intervenção dos bombeiros, que permitiu dominar o fogo. De acordo com os proprietários, apenas cerca de uma dezena deverá ter sobrevivido.
Cerca das 23.30 horas, apenas uma pequena frente de fogo se mantinha activa, em Rio Fundeiro, não ameaçando habitações. No local estão 203 bombeiros, tendo acabado de chegar ao local mais 60 provenientes de corporações de Lisboa. Estes elementos contaram ainda com o apoio de seis meios aéreos, dois pesados e quatro ligeiros.
No distrito de Santarém, outro fogo que ocupou grande número de bombeiros, em Amiais, entrou também em fase de rescaldo.