Eram amigos e vizinhos. Divertidos, “boa gente” e participativos na vida de Lodares, freguesia de Lousada, Agostinho Linhares, tesoureiro da Junta há 20 anos, e o seu amigo Gualter Teixeira morreram depois do carro onde seguiam ter embatido contra um muro.
Corpo do artigo
Poucos minutos passavam das 18 horas quando o alerta foi dado para os Bombeiros de Lousada: uma carrinha tinha embatido num muro, após despiste, no lugar de Taloiras, em Lodares.
Dentro do veículo, ao volante estava Gualter teixeira, 30 anos, trabalhador da construção civil, casado, pai de duas filhas de nove e dez anos. A seu lado, seguia Agostinho Linhares, 61 anos, reformado, tesoureiro da Junta de Lodares, órgão autárquico a que pertenceu nos últimos 20 anos.
“Quando cheguei ao local percebi que o meu pai não se salvava, que estava muito mal”, disse, ontem, ao JN, Joaquim Linhares, filho do autarca que tinha também uma filha e uma neta.
Agostinho, que fez 61 anos na passada terça-feira, e Gualter eram “muito estimados na terra” por serem “bem dispostos” por estarem sempre “disponíveis para ajudar”. “Fomos colegas de escola. Enfrentamos juntos muitas batalhas na junta. Agostinho é inesquecícvel”, salientou o presidente da Junta, Pinho Leal Ribeiro.
Agostinho Ribeiro ficou viúvo em Fevereiro do ano passado e era Gualter “quem o animava”. “Agora que ela estava a recuperar da morte da minha mãe... perdi-o”, afirmou Joaquim.
O acidente, que ainda não tem explicações oficiais, aconteceu a poucos metros das casas das duas vítimas que, à noite, estavam cheias de gente consternada. “Nunca houve na terra coisa igual, tão triste”, realçou o presidente da Junta.
No entanto, o rumor que corria na freguesia é que a carrinha onde seguiam Agostinho e Gualter ter-se-á despistado depois do condutor ter perdido o controlo ao sofrer “um toque” de outro veículo. Não havia, todavia, outro carro senão o de Gualter no local.
Para além dos Bombeiros de Lousada, que levaram uma viatura de desencarceramento que não foi utilizada, seguiu para o terreno a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital do Padre Amérido, de Penafiel, mas a equipa limitou-se a confirmar o óbito dos dois ocupantes.