Três pessoas morreram e uma ficou ferida com gravidade após um choque frontal entre um carro e um autocarro escolar, em Vieira do Minho. Condutor do ligeiro perdeu os sentidos antes do embate. Mãe e filha entre as vítimas.
Corpo do artigo
O autocarro que transportava 50 alunos, com idades entre os 15 e os 17 anos, e cinco professores da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Famalicão, regressava a casa após uma visita de estudo. Na Estrada Nacional 103, que liga Braga a Chaves, no lugar da Choqueira, em Louredo, e sem que nada o fizesse prever, o motorista do pesado foi surpreendido por um carro desgovernado em sentido contrário.
A violência do embate frontal foi tal que o Mercedes ficou enfeixado na frente do pesado. O ligeiro ficou transformado numa amálgama de chapa. As autoridades admitem que o condutor do Mercedes - uma das vítimas mortais - tenha perdido os sentidos pouco antes do embate, fruto de uma indisposição, ou tenha adormecido. No chão não eram visíveis quaisquer marcas de travagem.
No carro seguiam, além de Arménio Caridade, 67 anos, a esposa, Luísa Mateus, 64 anos (ambos ex-emigrantes na Alemanha), que ficou ferida com gravidade, e Alzira Fernandes, 80 anos, reformada, e a filha, Maria Fernandes, 60 anos. Estas últimas não resistiram aos ferimentos. Eram todos amigos e naturais de Pondras, Montalegre.
População cortou cinto
"O carro saiu da faixa de rodagem em que seguia e, sem mais nem menos, pôs-se na frente do autocarro", explicou, ao JN, um estudante. A tragédia só não atingiu maiores proporções porque o motorista do pesado (ler peça ao lado), Carlos Ribeiro, evitou que o pesado resvalasse para uma ribanceira.
Os alunos pertencem a três turmas do Curso de Educação e Formação (CEF) e regressavam de uma visita à Barragem do Alto do Rabagão. No local estiveram os Bombeiros de Vieira do Minho, ambulâncias, o INEM e um helicóptero que transportou a ferida grave ao Hospital de Braga. A única sobrevivente contou com a ajuda quase imediata de populares que, com uma faca, cortaram o cinto de segurança que estaria a "sufocar" a senhora.