A chuva intensa que caiu ao final da tarde de domingo no concelho de Macedo de Cavaleiros deixou um rasto de destruição nas aldeias de Cortiços, Carrapatas e Cernadela.
Corpo do artigo
Os maiores problemas verificaram-se em Cortiços, localidade que ficou virada do avesso, onde a maioria das ruas ficou intransitável porque a água e lama eram tanta que arrancaram os paralelepípedos em granito.
"Foi um episódio que ocorreu ontem ao final do dia e incidiu, sobretudo, nas aldeias de Cortiços e Carrapatas, mas na primeira os prejuízos são mais graves. A destruição está à vista. As ruas estão destruídas, paralelos arrancados, infraestruturas à vista, redes de saneamento à vista", explicou Paulo Rogão, vereador da Câmara de Macedo de Cavaleiros.
Equipas da Câmara, dos bombeiros voluntários de Macedo de Cavaleiros e a população procedem esta manhã a trabalhos de limpeza e desobstrução das ruas e da estrada de acesso às aldeias, que ficaram com toneladas de terra. "Há privados também com prejuízos devido às inundações em habitações, nos cafés e no supermercado, ruíram muros de propriedades privadas", descrever Paulo Rogão.
O levantamento dos danos está a ser feito, mas ainda não há estimativa dos prejuízos, que o vereador prevê que sejam elevados.