Cientista inspira requalificação de antiga escola de Arcos de Valdevez
A antiga escola secundária de Arcos de Valdevez vai ser transformada num espaço de promoção da ciência inspirado no padre Manuel Himalaya, considerado um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, que nasceu e morreu em Arcos de Valdevez.
Corpo do artigo
A obra de requalificação da escola para criar as Oficinas de Criatividade Himalaya foi adjudicada recentemente pela Câmara Municipal por cerca de um milhão de euros.
No projeto está prevista a criação de uma cúpula de projeção de alta definição em 360 graus, funcionando como um planetário, num investimento já adjudicado em mais de 70 mil euros.
As Oficinas integram ainda uma área dedicada à vida e obra do cientista e aos seus contributos para a atualidade, denominada "Núcleo Interpretativo Himalaya", outra ligada à ciência e à pedagogia, designada de "Centro da Eco cidadania", e ainda um labirinto dedicado à figura universal de Himalaya que percorreu mundo em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento, sendo um precursor das energias renováveis e desenvolvimento sustentável.
No labirinto, também já adjudicado por 70 mil euros, os corredores serão inspirados nas viagens do Padre Himalaya e terão vários desafios e enigmas sobre a sua vida cultural e científica. O espaço exterior das Oficinas incorporará alguns equipamentos de uso livre e uma réplica em tamanho natural do Pirelióforo apresentado por Himalaya na Exposição Universal de St. Louis, nos Estados Unidos da América.
Em comunicado, a autarquia reitera que as Oficinas de Criatividade Himalaya serão um espaço aberto à comunidade como equipamento de descoberta e fruição e terá nas famílias e nos jovens o seu principal público-alvo.
O investimento elegível para o projeto global é de quase 1,4 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários em mais de 1,1 milhões de euros.