São 145 os operacionais, apoiados por 38 meios terrestres e cinco meios aéreos, que estão desde as 13.26 horas desta quinta-feira, a combater as chamas no lugar quinta da Vargem, em Unhais da Serra, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela, Covilhã.
Corpo do artigo
Os dados foram avançados ao JN pelo Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.
O incêndio deflagrou numa área florestal, afetando uma zona com eucaliptos, pinheiros e mato, não havendo habitações, nem população em perigo.
Com os efeitos do incêndio de agosto de 2022 também na Serra da Estrela ainda bem presentes, o ataque inicial visa conter as chamas no mais curto espaço de tempo, evitando que progridam de modo a causar danos maiores.
A situação, para o presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra, José Guerreiro, "é preocupante, porque há uma quantidade de pinhal e mato a arder junto à Estrada Nacional 230, no acesso a Unhais, e a Proteção Civil achou conveniente cortar o trânsito nesta via, por uma questão de segurança".
A interdição da circulação automóvel na EN 230 afeta o troço entre a localidade de Paul e a entrada de Unhais da Serra, mas "há meios aéreos, terrestres e muitos bombeiros de várias corporações" a combater as chamas, reitera o autarca.