<p>A circular externa de Valongo, que quer retirar do centro da cidade milhares de automóveis que utilizam a EN15, vai dar mais um passo. No próximo ano arranca o sublanço entre a Quinta da Lousa e a biblioteca municipal.</p>
Corpo do artigo
A EN 15 foi, durante décadas a fio, a via de ligação do litoral a Trás-os-Montes. A construção da A4 retirou-lhe algum trânsito, mas as portagens levam muita gente a utilizá-la nas suas deslocações pendulares para o Grande Porto.
A solução já começou a delinear-se sob a forma de uma via circular à cidade que, passando a Norte de Valongo, vai fazer a ligação entre a rotunda do Alto da Serra e a freguesia de Campo. Uma obra que terá um custo total de mais de 4,4 milhões de euros e que se prevê que esteja concluída nos próximos quatro anos.
"A variante irá ter sete sublanços e em breve contamos iniciar a construção do troço entre a Via de S. Bartolomeu (Quinta da Lousa) e a zona da biblioteca municipal, que esperamos esteja concluído em 2011 , com um custo aproximado de 2,5 milhões de euros. Esta obra será objecto de uma candidatura a verbas do QREN", afirmou Arnaldo Soares, vereador do pelouro das Obras Municipais e Transportes.
Já estão concluídos os processos de declaração de utilidade pública que garante a libertação dos terrenos necessários para os corredores onde vai passar o troço e a Câmara de Valongo espera começar a empreitada durante 2010, devendo estar terminada no prazo de um ano.
Da futura variante estão transitáveis os troços entre o Alto da Serra e a rua com o mesmo nome, junto à A4 e um pequeno lanço próximo da biblioteca municipal. A ligação final, até Campo, está dividida em três lanços, entroncando numa rotunda na EN15 (ver infografia).
Por outro lado, os dois primeiros sublanços (1 e 2) já existem como caminhos em terra batida. Esta ligação deveria ter sido assegurada pelos promotores imobiliários que investiram no local, mas a crise obrigou a Câmara de Valongo a reequacionar a forma como se irá processar a construção.
"O corredor está definido e aqueles sublanços já deveriam ter avançado. Vamos tentar adiantar o projecto em termos processuais e, se for caso disso, vamos equacionar uma candidatura ao QREN", referiu Arnaldo Soares.
"No final do sublanço 2 irá ser construída uma via de ligação à freguesia de Alfena. Em projecto está, igualmente, uma via de acesso ao novo hospital. Por outro lado, a Via de S. Bartolomeu irá permitir construir um acesso à A41, também em Alfena. Essencial é libertar a EN15 da actual e insustentável pressão rodoviária pois trata-se de um arruamento urbano, já perfeitamente consolidado e deverá ser reservado ao trânsito local", explicou o vereador.
Segundo o autarca, durante o período da manhã é normal as filas de trânsito, em direcção ao nó da A4 de Ermesinde (que não tem portagem), chegarem ao Alto da Serra. "Todo esse trânsito passa pelo centro da cidade e a variante irá servir para o desviar", sublinhou Arnaldo Soares.
No entanto, o vice-presidente da Câmara de Valongo, João Paulo Baltazar, alertou para o facto de a Autarquia desconhecer as intenções da Brisa no que diz respeito ao alargamento da A4. "Devíamos saber para avançarmos para a definição da nossa malha viária. Veja-se o exemplo de Via Distribuidora de Campo, que esteve condicionada pelo traçado da A41", afirmou .